sábado, 10 de julho de 2010

Esconder suas tolices.

Parvo não é aquele que faz uma idiotice, mas aquele que não sabe disfarçá-la. Se é preciso ocultar os sentimentos, é ainda mais preciso ocultar os defeitos. Todo mundo erra, mas com uma diferença: os sábios encobrem até os erros, e os tolos falam até daqueles que estão para cometer. Para a reputação, mais vale o recato que o fato.

Se não pode ser casto, seja cauteloso. Os descuidos dos grandes são observados de perto, a exemplo dos eclipses do Sol e da Lua. Não devemos confiar nossos defeitos nem aos amigos, nem a nós mesmos, se fosse possível. Aplica-se aqui outra regra do bem viver: saber esquecer.

12 comentários:

  1. "os sábios encobrem até os erros, e os tolos falam até daqueles que estão para cometer."

    #FATO

    ResponderExcluir
  2. Belo texto.
    "Se não pode ser casto, seja cauteloso."

    Gosteii do blog também.!

    ResponderExcluir
  3. Ual.
    Pura verdade ;D
    Todo mundo erra.

    "Não devemos confiar nossos defeitos nem aos amigos, nem a nós mesmos, se fosse possível."

    very good.

    ResponderExcluir
  4. "Não devemos confiar nossos defeitos nem aos amigos, nem a nós mesmos, se fosse possível."

    Verdade... entre confiança e desconfiança eu escolho a desconfiança, só assim estarei certo que minha transparência não me prejudicará de nunhum ângulo.
    Abçss

    humorabordo.com

    ResponderExcluir
  5. é bom qdo vejo texto com opiniões diferentes da minha pq eu penso ao contrário de ti, prefiro a transparência. gosto de mostrar o que eu realmente sou, mesmo que para isso seja preciso q vejam meus defeitos, mas q ñ seja preciso eu me auto-regrar para que só observem o que há de bom. apesar disso,um bom texto, sucesso!

    ResponderExcluir
  6. Gostei do texto, mas acho que uma relação não é boa se as pessoas tendem a esconder os defeitos.

    ResponderExcluir
  7. Discordo, as pessoas devem ser um livro aberto, sem medo algum de mostrar o que são, e porque estão aqui.
    Se você esconder sempre seus defeitos, e parecer perfeito, ao mínimo ruído que fizeres irá chamar toda atenção do mundo.

    ResponderExcluir
  8. Retribuindo a visita... Qdo fiz aquela postagem, não tinha nem imaginado em 'divulgar' o blog no orkut, enfim... mas obg pelo incentivo!
    ahh... adorei seu blog, vou segui-lo até. Faz refletir, pensar... curti!

    ResponderExcluir
  9. O que quis dizer com esse texto é que uma pessoa não deve ficar falando pra todo mundo tudo o que faz, principalmente seus defeitos. Ser um livro aberto também não é muito aconselhável, poderá deixar você malquisto.

    Agradeço aos comentários.

    ResponderExcluir
  10. Uma visão pessimista e crítica demais sobre os próprios defeitos. Acredito confessar a nós mesmos nossos defeitos nos faz evoluir. Corrigir o defeito só é possível quando temos consciência da existência dele, não é mesmo? rs

    Bom texto, parabéns!

    ResponderExcluir
  11. hahahahhaaha, bem observado quanto aos defeitos. Mas quanto aos erros...

    ResponderExcluir