segunda-feira, 12 de julho de 2010

Prevenir os boatos.


A massa de pessoas vulgares é um monstro de muitas cabeças: muitos olhos para a malícia, muitas línguas para calunia. Poucos olhos para a inocência, poucas línguas para o elogio. Às vezes, um falatório circulante arruína a melhor reputação, e, quando se aferra a nós como um apelido, acaba com nossa fama.
Normalmente, o delatador arruma motivo em alguma falha saliente, ou algum defeito ridículo: material que presta à fofoca. Às vezes, são nossos rivais invejosos que com malícia espalham tais defeitos. Existem bocas desprezíveis que com uma anedota arruínam uma excelente reputação mais depressa do que com desaforos.
É muito fácil adquirir uma má reputação, pois o mal é bem aceito, e é difícil apagá-lo. Quem é sensato evita tudo isso, e fica de olho na insolência vulgar; pois é mais fácil prevenir do que remediar.

11 comentários:

  1. No caso da inveja nem sempre é facil prevenir, pois não temos culpa. O certo seria plantar a confiança das pessoas, para que elas tirem suas conclusoes sem dar trela a esse tipo de fofoca.

    ResponderExcluir
  2. É possível se prevenir da maldade das outras pessoas??

    Sei lá brother... Acho que não tem como prevenir. O melhor mesmo é fortalecer cada vez mais a individualidade de cada um.

    Abraço cara, muito bom seu ponto de vista.

    ResponderExcluir
  3. Lembrei do filme Ligações Perigosas..
    A maldade, a inveja, os segredos e os boatos...
    Muita intriga na mente da pessoas!
    ;D

    ResponderExcluir
  4. A inveja é difícil de prevenir. Por mais que a gente se controle, as pessoas tendem a supervalorizar nossos feitos na medida da própria mediocridade.

    Mais fácil é ser o que se é e deixar o barco correr.

    ResponderExcluir
  5. Me lembrou de um fato ocorrido recentemente na minha escola. Como você disse, o mal foi muito mais bem aceito por todos os envolvidos.

    http://anpulheta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. É, por isso temos que vigiar. Deixar que digam, que pensem e que falem, certo?
    Temos que amar a todos sem dar importância para a maldade dos outros.
    Afinal, nós sabemos que o mal nunca vence.

    ResponderExcluir
  7. è complicado mesmo. Mas acho que isso é um mal qye todos temos. A diferença é que nunca deveríamos fazer o mal para alguém. Conta aí, oq aconteceu com vc p/ escrever isso???

    ResponderExcluir
  8. Ótimo post....é verdade, mts linguas para a calunia e poucas linguas para o elogio...sei bem issoo...é o que acontece e todo o mundo mesmoo... Infelizmentee,,,, vc escreve mto bem e esse post ta mto interessante...adoreiiiiiiiii!!! xD

    ResponderExcluir
  9. Nesse post especificamente nada. Eu escrevi baseado em minha experiência de vida, vendo acontecer com os outros.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  10. Inveja, creio que esta seja a raiz de todos os males!

    ResponderExcluir