quinta-feira, 8 de julho de 2010

Não criar expectativas.

Aquilo que é muito celebrado raramente preenche a grande expectativa. Nunca o real pode alcançar o imaginado, porque confabular perfeições é fácil, difícil é consegui-las. O casamento da imaginação com o desejo concebe as coisas sempre muito melhores do que elas são de fato.

Por maior que seja a capacidade, ela nunca será suficiente para satisfazer o preestabelecido, e aqueles que foram enganados pela expectativa exagerada são levados mais rapidamente à decepção do que à admiração.

A esperança é uma grande falsária da verdade; o bom senso deve corrigi-la, procurando que o gozo seja maior que o desejo. Certa dose de crédito inicial deve servir para despertar a curiosidade, não para criar o objeto. Não se deve também, deixar a esperança de lado, pois para muitos, é ela que serve de combustível para motivação. Mas deve-se usá-la sempre com sisudez.

É muito melhor quando a realidade supera as expectativas, e algo se revela melhor do que imaginamos a principio. Essa regra não vale para coisas ruins: quando se exagera um mal, ao conhecer a realidade, aplaude-se. O que se temia como desastroso chega a parecer tolerável.

É sempre prudente não esperar nada de ninguém. Poupa-lhe o infortúnio. Te livra de aborrecimentos. E salva da maior decepção de todas: a falsa esperança que nunca se concretiza(concretizará). Corte o mal pela raiz, e desse modo não terá que cultivar uma árvore podre.

7 comentários:

  1. Expectativas.. que a Espanha ganhara a copa? rs

    Ótimo texto..

    www.diarioastral.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa, me identifiquei mt ctg por meio desse texto, até parece que foi eu quem escreveu. concordo ctg, ñ só em razão da decepção, mas tbm para que haja surpresa qdo ñ exaltarmos algo/alguém e, ao encontrar, possamos sim ter essa alegria por ver que era além do que esperávamos. sucesso, gostei mt do blog. te aguardo no meu,até!

    ResponderExcluir
  3. Interessante teu blog, irmão.

    Este texto carrego como óbvio, e comento aqui pois já existem alguns (comentários).

    ResponderExcluir
  4. agradeço a todos pelos comentários...

    ResponderExcluir